Uma das iniciativas, é o lançamento do grupo de Facebook “Amigos da Rede M | Mercados com Gente”, um espaço criado para todos aqueles que vivem, visitam, compram ou simplesmente gostam dos mercados da Rede M. De acordo com a associação, o objetivo é "fomentar a partilha de experiências, tradições e fotografias que ligam as pessoas a estes espaços únicos, dinamizando os mercados de forma participativa e próxima", explica em nota publicada.
Neste mês dedicado aos mercados, a rede associa-se também à campanha internacional “Eu Gosto do Meu Mercado”, coordenada em Portugal pela SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores, que convida a comunidade a redescobrir o valor dos mercados locais — espaços de proximidade, partilha, identidade e produtos frescos.
A equipa da Vicentina irá também visitar os mercados aderentes à rede com vista a consolidar o contacto com as entidades gestoras dos mercados (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia), os produtores e vendedores locais, promovendo a articulação entre os vários agentes envolvidos. Paralelamente, estas ações pretendem também contribuir para a preparação da candidatura ao PADRE II – Plano de Ação para o Desenvolvimento dos Recursos Endógenos, com vista à consolidação do trabalho já desenvolvido pela rede intermunicipal de mercados.