Economia

Vicentina disponibiliza 2 milhões de euros para apoiar emprego e o empreendedorismo

 
A VICENTINA- Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste abriu avisos às candidaturas ao Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo + CO3SO Emprego.

 
São três as modalidades do sistema de incentivos, + CO3SO Emprego Interior, + CO3SO Emprego Urbano e + CO3SO Emprego Empreendedorismo social.
 
Estas três medidas reúnem uma dotação com o valor de 2 008 247€, para que, os beneficiários procedam à criação de postos de trabalho, com comparticipação integral, excluindo os subsídios de férias e de natal. Acresce ainda um valor de 40% para financiamento de outros custos associados aos postos de trabalho criados.
 
A associação aponta que o objetivo é claro, "apoiar o emprego e o empreendedorismo, através do apoio à criação do próprio emprego e de postos de trabalho para micro e pequenas empresas, sem esquecer a componente do empreendedorismo social, para o apoio ao emprego no sector social".
 
Todos os setores são abrangidos, com exceção da agricultura e floresta, pesca e aquicultura, e também a transformação e comercialização de produtos agrícolas. O prazo de entrega das candidaturas ocorre de forma faseada, sendo que a 1ºfase encerra a 15 de Setembro e a 2º a 16 de Novembro.
 
No que respeita ao +CO3SO Emprego Interior, os apoios destinam-se às zonas de baixa densidade, como Aljezur, Vila do Bispo e Monchique, abrangendo todas as freguesias destas localidades. No +CO3SO Emprego Urbano, serão abrangidas apenas algumas freguesias, como a Mexilhoeira Grande, União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, Silves e União de Freguesias de Algoz e Tunes. Relativamente ao +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social, aplica-se a todo o território referido anteriormente.
 
No Grupo de Ação Local (GAL) Lagos Cidade 2020, são duas as modalidades de operacionalização: +CO3SO Emprego Urbano e +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social. Os apoios destinam-se apenas a zonas especificas dentro da cidade: Centro Histórico, Bairros, Chinicato e Meia Praia.
 
No que toca ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), urbano Silves Cidade 2020, são também duas as tipologias, +CO3SO Emprego Urbano e +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social. O território coberto pelas duas modalidadesé o Centro Histórico, Silves Gare, Escolas, Caixa de água, Monte Branco e por fim o Enxerim.
 
O restante território da cidade de Silves pode recorrer ainda a apoios através do GAL ADERE 2020, desde que cumpra a elegibilidade geográfica prevista nos avisos às candidaturas.
 
O objetivo da VICENTINA- Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste é apoiar e incentivar o desenvolvimento local, valorizar o território, esbater desigualdades e fomentar projetos em rede.
 
Para mais informações deverá contactar a associação através do: 282 680 120  e email:vicentina@vicentina.org