Cultura

Vídeos do algarvio Bruno Gonçalves premiados no Los Angeles Timelapse Film Festival

 
No meio dos muitos vídeos que participaram no festival, foi com surpresa que Bruno Gonçalves recebeu a notícia dos prémios que ganhou.

O vídeo intitulado "Cumbre Vieja - The Fire From Within", produzido pelo algarvio Bruno Gonçalves, utilizando a técnica de timelapse para compilar as cerca de 19.000 fotos captadas durante a viagem de 3 dias realizada em outubro de 2021 ao vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, foi o vencedor na categoria "Natureza e Paisagem" no Los Angeles Timelapse Film Festival.
 
Também o vídeo intitulado "Atmós", utilizando a mesma técnica para compilar as cerca de 18.000 fotos captadas durante a viagem de 10 dias realizada em 2019 aos Estados Unidos da América, em pleno "Tornado Alley", foi agora premiado no mesmo festival com o 3.º Lugar, na categoria "Natureza e Paisagem".
 
Bruno Gonçalves, engenheiro do Ambiente de profissão, natural de Portimão e apaixonado pelos fenómenos extremos da atmosfera, começou a fazer registos fotográficos de algumas trovoadas no Algarve há alguns anos e, hoje em dia, visita outros territórios em busca das tempestades mais severas do planeta, nomeadamente o conhecido "Tornado Alley" nos Estados Unidos ou vulcões.
 
As dinâmicas da Natureza, seja na atmosfera, seja em vulcões ou noutros locais igualmente poderosos, podem gerar imagens fortes de grande beleza mas destruidora. 
 
A exposição "Planeta em Fúria" de Bruno Gonçalves, que pretende mostrar esse lado mais intenso e furioso, mas belo, do poder da Terra, bem como alguns dos efeitos da seca, aos olhos de um fotógrafo de tempestades e eventos severos, está patente no Museu de Portimão, até 19 de fevereiro, às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.