O Município de Vila do Bispo vai celebrar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, assinalado a 30 de novembro, e os 30 anos da proclamação da Carta das Cidades Europeias, o roteiro das cidades que compõem a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE).
Em nota de imprensa, a autarquia adianta que, para assinalar esta edição, que tem como lema “30 anos a transformar pessoas e cidades para um mundo melhor”, o Centro Cultural de Vila do Bispo recebe, no dia 30 de novembro, uma exposição intitulada "30 anos das Cidades Educadoras".
Nesta mostra, o visitante poderá apreciar 20 mãos em madeira decoradas com os 20 princípios da Carta. Trata-se de um conjunto de trabalhos, onde cada mão explica um princípio, realizados pelos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho. A iniciativa tem como objetivo dar a conhecer aos mais pequenos os princípios que norteiam este documento e a respetiva associação.
Na mesma nota, a autarquia lembra que, desde setembro de 2019 que, Vila do Bispo integra a AICE e, consequentemente, a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras (RTCE), a qual conta, atualmente, com 84 municípios do continente e regiões autónomas que subscreveram a Carta das Cidades Educadoras.
É ainda evidenciado que, a Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 15h30 até ao dia 7 de janeiro de 2021. A entrada é gratuita.