Vila do Bispo alcançou a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) com a certificação ISO37120, nível Platina, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.
Em comunicado, o Município explica que a ISO 37120 consiste em 104 indicadores de desempenho (KPIs) agrupados de acordo com 19 domínios prioritários (água, saneamento, resíduos, energia, ambiente, governação, economia, finanças, planeamento urbano, população e condições sociais, educação, saúde, habitação, lazer, desporto e cultura, agricultura e segurança alimentar, telecomunicações, transportes, e segurança) que visam medir o nível do serviço e de qualidade de vida.
Cada um destes indicadores é medido uma forma específica e estandardizada de modo a que possa ser comparável entre municípios.
Segundo adianta a mesma fonte, o nível Platina corresponde ao nível mais elevado da certificação, atribuído apenas aos municípios que apresentam informação para mais de 90 dos 104 indicadores definidos pela ISO 37120, além da informação relativa a 47 dados de perfil do município.
A Câmara fala de um trabalho "extenso de recolha de informação" que foi realizado pelo município em conjunto com os parceiros INTEC, Factor Social e QualiSeg.
Vila do Bispo dispõe agora de um conjunto sistematizado de informação quantitativa comparável entre cidades, verificada de forma independente. Informação que pode ser usada para se comparar com outros municípios certificados, nos domínios social económico e ambiental, além de ser uma ferramenta que serve, também "para alavancar o seu desenvolvimento, permitindo identificar áreas de melhoria e analisar a evolução do desempenho ao longo do tempo", lê-se no mesmo documento.