Sociedade

Vila do Bispo foi a Capital do Perceve

Vila do Bispo foi ao longo do último fim-de-semana, a capital nacional do perceve, evento que atraiu ao concelho mais de seis mil visitantes, incluindo muitos estrangeiros.

PUB
 
Segundo a organização, ao longo dos três dias foram consumidos mais de 2.500 Kg de marisco, incluindo cerca de 800 kg de perceves.
 
Entre as iguarias, os visitantes puderam degustar, para além dos afamados perceves, lapas, burgaus, mexilhões, papas de xerém entre outros petiscos, ou seja, toda uma gama de sabores capazes de agradar aos mais variados paladares.
 
O grupo Albuhera, o artista João Paulo Cavaco, o grupo Vozes do Sul, o artista Xico Barata e a Banda Alhada foram os responsáveis pela animação musical do certame.
 
No decorrer desta iniciativa foi projetado o filme “Marisqueiros da Vila do Bispo - Filhos de um Mar Maior”. 
 
O mesmo mostra os riscos que os marisqueiros correm para obter este marisco, demonstrando o porquê do preço deste produto e ainda a questão cultural em volta desta apanha.
 
Segundo Paulo Barata, presidente da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo e Costa Vicentina, entidade organizadora do evento com o apoio da Câmara Municipal, referiu que o mesmo superou todas as expectativas, já que o número de visitantes, foi superior ao previsto, conseguindo atingir os objetivos do Festival: promover uma das maiores iguarias gastronómicas do município, e provar que o Festival do Perceve começa a ser um lugar de passagem obrigatório.