Política

"Vila do Bispo não pode ficar sem consultas médicas" - PSD pede solução urgente

 
O deputado do PSD, Cristovão Norte, dá conta em comunicado, que há mais de 50 dias - desde 2 de dezembro de 2020 - que "é impossível proceder à marcação de consultas" na unidade de saúde pública do concelho de Vila do Bispo.

O parlamentar fala de uma situação "incompreensível e extremamente lesiva" para a população daquele concelho, a qual, segundo apurou, se deve a repetidas avarias no sistema informático, impossibilitando que os médicos, tenham acesso ao historial dos doentes, privando-os das condições adequadas para o exercício da sua missão.
 
Cristovão Norte lamenta que o problema se arraste durante um período tão longo, "mesmo depois de já terem sido assumidos compromissos que o mesmo seria rapidamente debelado". Ainda de acordo com social-democrata, não é a primeira vez que esta anomalia se verifica, tendo em novembro de 2019, sido registada uma avaria de contornos semelhantes.
 
Por outro lado, é referido no mesmo comunicado, que a falência do sistema informático cria dúvidas sobre se o processo de vacinação COVID-19 sofrerá perturbações no concelho. Nesse sentido, os deputados algarvios do PSD, Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos advertiram o Governo para a situação, através de uma diligência feita por requerimento dirigida à Ministra da Saúde.