O município de Vila do Bispo vai participar na 5ª edição da Festa do Japão, em Lisboa, no dia 20 de junho, entre as 16 e as 22 horas, no Jardim do Japão, em Belém, junto ao Museu de Arte Popular e Padrão dos Descobrimentos.
O evento que se destina a divulgar a cultura japonesa e ao aprofundamento de laços com Portugal, junta entidades públicas e privadas, gastronomia, atividades desportivas e culturais numa festa que terá lugar num espaço ao ar livre.
A participação de Vila do Bispo surge na sequência de uma candidatura apresentada e aprovada pela Embaixada do Japão no âmbito do acordo de geminação existente com a cidade de Nishinoomote, desde 1993.
Assim o município estará representado na tenda n.º 2, acompanhado pelo município de Sintra e pela investigadora Inês Carvalho Matos (especialista em Património Cultural Imaterial). Aqui, Vila do Bispo irá apostar na divulgação das suas potencialidades turísticas.
Será a 5.ª edição desta festa em Lisboa e é a primeira vez que o município se faz representar neste evento.
Integrada no programa das Festas da Cidade de Lisboa, esta iniciativa promovida pela embaixada nipónica em Portugal, conta com o apoio da Câmara de Lisboa e tem entrada livre.
Adelino Soares na Fundação Calouste Gulbenkian
“Vila do Bispo e Nishinoomote – uma amizade com mais de 20 anos” é o nome da palestra que Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, vai apresentar, no próximo dia 22 de junho, entre as 10h30 e as 11h00, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Esta iniciativa surge no âmbito 59.º Encontro dos Descobrimentos, organizado pelo Centro Internacional de Cultura, com o tema “O Japão e o Mundo Ocidental” decorrerá de 19 a 23 de junho e reunirá várias atividades de âmbito cultural bem como empresarial.
Ainda a convite da organização, no âmbito do acordo de geminação existente com a cidade de Nishinoomote, o município de Vila do Bispo apresentará também a comunicação “As relações culturais entre Portugal e o Japão e o seu reflexo em Vila do Bispo através dos olhos das Crianças” a cargo do técnico superior de História da Câmara Municipal, Artur de Jesus.