Sociedade

Vila do Bispo vence “Prémio Município do Ano Portugal 2015”

O Município de Vila do Bispo venceu o “Prémio Município do Ano 2015” com o projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres”. O Concelho foi distinguido em duas categorias: o primeiro prémio a nível nacional e a distinção a nível regional.

PUB
 
O projeto apresentado é promovido pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Associação Almargem e a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
 
Nesta iniciativa foram submetidas 80 candidaturas, das quais foram nomeados 36 projetos para uma iniciativa que concede dez distinções regionais e uma distinção nacional. 
 
A gala de entrega dos prémios decorreu, ontem, no Theatro Circo em Braga, onde a Câmara Municipal se fez representar pelo seu presidente, Adelino Soares, e pela vereadora, Rute Silva, para receber os respetivos galardões.
 
Esta iniciativa organizada pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, visa reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelas autarquias com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade, e que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade dos municípios.
 
O júri foi constituído por José F. G. Mendes, presidente do júri e vice-reitor da Universidade do Minho; Catarina Selada, diretora da Unidade de Cidades da Inteli e coordenadora da plataforma Smart Cities Portugal; David Pontes, jornalista, subdiretor do Jornal de Notícias; José Rio Fernandes, professor da Universidade do Porto e especialista em Território; João Fernando Ramos, jornalista da RTP, coordenador do Jornal2 da RTP2; Fernando Nunes da Silva, professor no Instituto Superior Técnico e ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa; João Guerreiro, professor e ex-reitor da Universidade do Algarve; e Vitor Cavaleiro, professor e ex-vice-reitor da Universidade da Beira Interior.
 
Refira-se que no ano de 2014, na primeira edição do “Prémio Município do Ano”, Vila do Bispo já tinha sido nomeada entre os 28 finalistas apurados entre 98 candidaturas, tendo vencido a cidade de Lisboa.