Sociedade

Vila Real de Santo António define estratégia de apoio à população sem-abrigo

O município de Vila Real de Santo António assinou um protocolo com diversas entidades com vista a implementar, no concelho, a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023.

 
Segundo adianta comunicado do Municípoio, "o modelo de intervenção prevê uma abordagem centrada na pessoa como um todo e no seu contexto de vida, estabelece um acompanhamento de proximidade e procura a qualificação e a rentabilização de recursos humanos e financeiros, evitando a duplicação de respostas".
 
O protocolo tem por objeto a criação e a implementação do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) de VRSA (cuja constituição já foi aprovada) e a definição dos compromissos a assegurar pelas entidades parceiras na promoção da autonomia e do exercício pleno da cidadania da população em situação de sem-abrigo.
 
O NPISA de VRSA terá âmbito concelhio e será coordenado pelo Município de Vila Real de Santo António por um período de dois anos, promovendo ações de sensibilização e educação da comunidade para as questões da prevenção e inserção da população sem-abrigo.