Sociedade

Vila Real de St. António assume-se "pioneiro" no Algarve no arranque de mais um ano letivo

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António informou em nota enviada à imprensa, que vai aplicar mais de um milhão de euros na gestão da rede de ensino pré-escolar e primeiro ciclo, no ano letivo 2018-2019.

PUB
 
De modo pioneiro, VRSA diz que irá continuar "a ser o único concelho do Algarve a disponibilizar, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar".
 
A Autarquia irá também assegurar a cobertura total de vagas na rede do pré-escolar, tendo acabado com as listas de espera.
 
A pensar na qualidade do ensino, será oferecido, pela autarquia, o transporte para uma visita de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.
 
Para Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «a estas valências, juntam-se os auxílios em vigor no domínio das refeições, transportes, recursos humanos e manutenção do parque escolar, medidas que reforçam o apoio do município às famílias em mais um arranque do ano escolar».
 
Para estar mais próximo dos encarregados de educação, o município volta a apostar num Sistema de Gestão Escolar, que inclui os serviços de refeições, e coloca ao dispor dos pais uma plataforma eletrónica (no site www.cm-vrsa.pt) onde podem ser esclarecidas todas as dúvidas relativas ao sistema educativo municipal.
 
Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a Câmara Municipal prevê auxiliar cerca de 300 alunos, no caso do escalão A, e perto de 200, no caso do escalão B. Os alunos do 1º escalão terão direito a 20 euros para material escolar, enquanto os do 2º escalão beneficiam de 10 euros.
 
Quanto às refeições escolares, será paga a totalidade do seu valor aos alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do 1º escalão e subsidiados em 50% os alunos destes níveis de ensino inseridos no 2º escalão. Neste âmbito, merece destaque a qualidade das refeições fornecidas, confecionadas localmente com recurso a produtos da região, destaca a mesma nota de imprensa.
 
No que diz respeito ao transporte escolar, será gratuito até ao 9º ano. Para os alunos do ensino secundário do 1º escalão será também assegurado a custo zero, enquanto no 2º escalão é financiado pela autarquia em 75%. Os restantes estudantes têm uma comparticipação de 50%.
 
Diariamente, serão ainda efetuados percursos especiais, com viaturas municipais, para transportar os alunos que residam em zonas rurais não servidas por transporte público.
 
Ao serviço da comunidade escolar estarão igualmente os três «Espaços Internet» concelhios (Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo), bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a Biblioteca Municipal Vicente Campinas.
 
A estas valências, junta-se o trabalho das equipas de psicólogos da Câmara Municipal de VRSA que, durante todo o ano letivo, e de forma gratuita, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação.
 
Em paralelo, a autarquia possui diversos programas de desporto escolar, nomeadamente o projeto «Já sei nadar», que, nos últimos anos, ensinou mais de um milhar de crianças a nadar.
 
Para auxiliar pedagogicamente os agrupamentos e professores, a autarquia de VRSA irá lançar o Guia da Oferta Educativa do Município de VRSA. A publicação sistematiza os contributos que os serviços municipais, nas suas áreas de atuação, disponibilizam à comunidade educativa, apresentando-se como uma resposta local de enriquecimento curricular.