Sociedade

Vila Real Sto. António lidera missão de apoio da UE para desenvolver rede de cuidados de saúde na Líbia

Vila Real de Santo António recebeu hoje, a visita de uma comitiva líbia de autarcas e especialistas na área da saúde.

PUB
 
A iniciativa é promovida pela autarquia em representação da Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (Arlem) do Comité das Regiões (CoR) da União Europeia.
 
O objetivo da missão visa prestar apoio às autoridades daquele país do mediterrâneo na implementação de uma rede de cuidados primários de saúde e dará a conhecer alguns projetos pioneiros desenvolvidos por Portugal e pela autarquia de VRSA, de que são exemplo o programa de cuidados oftalmológicos «Cuidar», através do qual já foram tratadas mais de 10 mil pessoas em apenas 2 anos.
 
«É sobretudo uma jornada de reflexão e de debate que irá contribuir para a organização de um sistema de saúde de base local num país que está a atravessar grandes dificuldades e no qual a União Europeia (UE) quer colaborar na sua reconstrução», destaca Luís Gomes, presidente da autarquia de VRSA.
 
Além de prestar apoio a estas entidades da Líbia - maioritariamente ligadas ao poder local e à gestão hospitalar - na implementação de uma rede de cuidados de primeira linha, a jornada vai permitir à comitiva participar em diversos seminários, debates e visitas de trabalho e dará a conhecer de perto um conjunto de boas práticas no setor.
 
Para isso, o programa conta com a colaboração, entre outras entidades, da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco; de dirigentes da Administração Regional de Saúde do Algarve; de representantes do grupo Hospital Particular do Algarve; bem como de outras entidades e organismos ligados ao setor da saúde.
 
De acordo com Luís Gomes, que foi mandatado pelo Comité das Regiões e pela Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (Arlem) para coordenar e dirigir a missão, «este é o início de uma história de cooperação honesta e pragmática entre o País, a cidade de Vila Real de Santo António e a Líbia», defendendo, de igual forma, que «a reconstrução da Líbia significa um mediterrâneo mais seguro, forte e cooperante».
 
Além da chancela do Comité das Regiões, a iniciativa tem o apoio do Alto Representante para a Política Externa e Segurança da União Europeia, Federica Mogherini, e integra-se na estratégia de Nicosia.
 
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, é membro da Assembleia Regional e Local Euro-Mediterrânica (Arlem) desde outubro de 2015, no âmbito do seu trabalho no Comité das Regiões da UE.