Há 52 anos que, nesta altura, todos os clubes de vela do país rumam ao sul para marcar presença na prova que marca o arranque da época competitiva, quer em termos nacionais quer internacionais.
Em prova estarão 7 classes – optimist infantil, optimist, ILCA4, ILCA6, ILCA7, Snipe e 420 – divididas por 3 campos de regata. Como habitualmente, a frota de Optimist será a mais numerosa com cerca de 150 embarcações.
Este ano, Espanha voltará a estar em força em Vilamoura, com várias dezenas de velejadores, principalmente na classe Optimist.
Dos 19 países representados, a frota espanhola é mesmo a mais numerosa, a seguir a Portugal.
Em termos nacionais, o Torneio de Carnaval inclui também provas de apuramento nacional das classes 420 e Snipe (neste caso, para a região sul).
O Torneio Internacional de Vela do Carnaval é organizado pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura. A prova nasceu em 1974, marcou gerações de velejadores e continua a assinalar, ano após ano, o arranque de um novo ciclo de desafios e competições.
De referir que o CIMAV acabou de ser distinguido com a bandeira 'Ecomar', atribuída pela Fundación Ecomar, fruto do seu compromisso com a educação ambiental.
O evento conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura, Marina de Vilamoura, Vilamoura World e ainda da Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul, IPDJ e Prow Group.