Economia

Vilamoura:Durão Barroso deixa mensagem gravada para a Cimeira do Turismo

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, quis marcar presença na Cimeira do Turismo, promovida pela Confederação do Turismo Português, que decorre esta sexta-feira em Vilamoura, deixando uma mensagem ao sector: “Portugal e outros países podem aproveitar ainda mais esta fonte de rendimento”.

PUB
 
Numa mensagem gravada, Durão Barroso falou para uma plateia cheia de personalidades do sector do turismo. O presidente da Comissão Europeia recordou que “o Tratado de Lisboa conferiu em 2007 novas competências para o turismo que reforçaram a imagem do turismo na Europa”.
 
Num sector que pesa 10% do PIB europeu e emprega 12% da população activa, “a Comissão Europeia está a pôr em prática uma agenda que vai beneficiar Portugal”.
 
Durão Barroso enumerou que o objectivo desta agenda é captar mais turistas internacionais, criar mais produtos turísticos para a época baixa, nomeadamente ao nível do turismo sénior e do turismo cultural, e apostar na formação de recursos humanos qualificados.
 
“O turismo precisa de profissionalismo e capacidade de gestão”, acrescentou o responsável. Alem disso, a Comissão Europeia irá promover, em Portugal, parcerias entre empresas portuguesas e de outros países europeus.
 
“Este é um sector dinâmico e isso são muito boas notícias para Portugal”, disse Durão Barroso. O presidente da Comissão Europeia irá marcar presença na cimeira do turismo que ocorrerá em Berlim, “para chamar a atenção para as potencialidades do sector em Portugal e na Europa do Sul que precisam de apostar num turismo de qualidade”.