Sociedade

VILAMOURA:Novo estudo sobre hipertensão, AVC e consumo de sal em debate no 9º Congresso Português de Hipertensão

No próximo dia 26 de Fevereiro inicia-se o 9º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global com uma sessão solene de abertura às 18h00.

PUB
 
O evento decorre no Tivoli Marinotel, em Vilamoura, e tem como mote principal a prevenção, controlo e tratamento dos factores de risco cardiovascular, com destaque para a hipertensão arterial (HTA). 
 
De acordo com o presidente da comissão organizadora do congresso, Pedro Cunha, "pretende-se que se este encontro seja um ponto de partida anual para novas parcerias nas áreas clínica e de investigação, no âmbito nacional e internacional." Destaque para a apresentação dos resultados do novo estudo sobre a Percepção da População sobre Hipertensão, o Simpósio do Sal e uma iniciativa conjunta com a Nutriventures.
 
A importância das meta-análises na área da HTA é o tema escolhido para a conferência inaugural do congresso e será dirigida pelo Professor Alberto Zanchetti, docente e investigador no Centro de Fisiologia Clínica e Hipertensão da Universidade de Milão, em Itália. Mundialmente reconhecido, este expert revela alguns resultados pertinentes de meta-análises com base em 68 ensaios clínicos randomizados e controlados.
 
No âmbito de um trabalho conjunto já iniciado, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão e a Nutri Ventures organizam duas sessões lúdicas e didáticas para crianças entre os 5 e os 10 anos. 
 
Cerca de 150 crianças das escolas do Agrupamento Escolar de Albufeira vão marvar presença no primeiro dia do Congresso de Hipertensão e participar em actividades que têm como objectivo a prevenção e promoção de saúde e de uma alimentação saudável, dia 26 às 9h00, no Tivoli Marinotel. 
 
A iniciativa junta os médicos e os mais jovens de modo a consciencializá-los da importância de prevenir a hipertensão, através de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico. Para além de jogos, haverá ainda material interactivo online em formato de Tablet/PDA. Está também previsto o visionamento de episódios da série de animação Nutri Ventures, focando em particular malefícios do consumo excessivo de sal.
 
Outra das novidades é o Simpósio do Sal, uma sessão pioneira que visa debater o panorama actual, avaliar as implicações económicas, políticas e de saúde pública e propor estratégias de intervenção e combate ao elevado consumo de sal no nosso país. 
 
Outra novidade é a sessão conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Hipertensão com o Working Group on Hypertension and Brain da ESH e a Sociedade Portuguesa de Neurologia. Vários especialistas vão debater o AVC e o declínio cognitivo causados pela HTA e a prevalência das hemorragias cerebrais em Portugal em relação aos outros países europeus e EUA.
 
No último dia do congresso, na Conferência do Presidente proferida por Fernando Pinto, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, são apresentados os resultados do recente estudo sobre a Percepção da População sobre Hipertensão, cujo objectivo é perceber o que mudou, entre 2007 e 2014, em termos de conhecimento e sensibilização dos portugueses no que diz respeito à HTA e factores de risco associados. 
 
De acordo com Fernando Pinto "transmitir à população a necessidade de reduzir o consumo de sal, controlar a pressão arterial e tratar quando é necessário foram os principais objectivos do seu mandato como presidente da SPH, factos esses que podemos agora comprovar com este novo estudo de percepção."
 
O congresso tem início oficial no dia 26 de Fevereiro com a sessão solene de abertura, às 18 horas, para a qual foram convidados o Presidente da República, o Ministro da Saúde, a Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde e o Bastonário da Ordem dos Médicos entre outras individualidades, e estende-se até o dia 1 de Março, estando previstas mais de 1.200 inscrições.