Aliando a tradição agrícola à vertente gastronómica, o projeto Loulé Criativo reedita a experiência criativa das vindimas, proporcionando aos interessados um dia em que a autarquia de Loulé apelida de "inesquecível" na Quinta da Tôr.
A expreriência terá lugar nos dias 7 e 14 de setembro, em pleno barrocal do concelho de Loulé. Nesta quinta vinícola, os participantes nesta iniciativa serão os protagonistas do dia, numa experiência única que inclui uma visita exclusiva às vinhas e adega, a participação nas vindimas usando o método tradicional do pisar as uvas, o almoço e degustação de vinhos.
A Câmara Municipal de Loulé acrescenta em nota de imprensa que será um dia de convívio em que vai ser também possível dar um mergulho na piscina.
Ainda durante o mês de setembro, o projeto Loulé Criativo convida a participar em atividades repletas de tradição e saberes milenares. A programação é variada e conta com workshops em que os segredos da gastronomia local e de uma alimentação saudável e consciente, baseada na dieta mediterrânica.
No dia 7, no Loulé Coreto Hostel, a proposta é “Massa madre: a química do pão”, que irá abordar o processo de panificação tradicional, explorando os ingredientes locais.
O figo, um dos frutos emblemáticos do pomar de sequeiro, é utilizado em inúmeras iguarias; a parceira do Loulé Criativo Ana Figueiras irá partilhar as suas receitas caseiras inspiradas neste fruto.
No dia 7, o participante poderá aprender a confecionar queijinhos de figo e, dia 21, os bem conhecidos figos cheios.
“Deixe-se emergir na tradição local e descubra um modo autêntico de experimentar um lugar”, é a proposta lançada pelo projeto Loulé Criativo.
Inscrições e mais informações em http://loulecriativo.pt/pt/home