O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal, distinguiu com medalha de ouro na 9ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, na categoria vinhos brancos, o vinho M, 2021, do produtor Adega do Cantor, localizada no concelho de Albufeira.
Os prémios foram entregues numa cerimónia que se realizou na Estufa-Fria, em Lisboa, no passado dia 13 de janeiro, tendo contado com a presença de Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), entidade que certifica o concurso desde a primeira edição, João Mateus, presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) e Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola, tendo sido conduzida por Sílvia Alberto.
O evento reuniu produtores, representantes de cooperativas, de comissões vitivinícolas regionais e da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, bem como enólogos, escanções e responsáveis do Crédito Agrícola de todo o País.
A 9ª edição do concurso recebeu um total de 218 vinhos - brancos, tintos e espumantes -, colocados à prova por 94 produtores nacionais das várias regiões vitivinícolas do País, clientes e associados do Crédito Agrícola. O júri, constituído por enólogos, enófilos e jornalistas especializados, distinguiu, durante as provas cegas, realizadas a 04 de novembro, 67 vinhos com a tambuladeira dos Escanções de Portugal, 3 com Grande Medalha de Ouro e 64 medalhas de ouro.
À semelhança da medalha entregue à região do Algarve, foram ainda distinguidos vinhos oriundos das regiões vitivinícolas de Vinhos Verdes (3 medalhas), Douro (12 medalhas), Beira Interior (1 medalha), Dão (12 medalhas), Bairrada (1 medalha), Tejo (9 medalhas), Lisboa (4 medalhas), Península de Setúbal (6 medalhas), Alentejo (17 medalhas) e Açores (1 medalha).