A VisionWare, empresa portuguesa dedicada à segurança de informação, e a Universidade do Algarve (UAlg), oficializaram um acordo de protocolo estratégico.
Segundo a empresa, esta iniciativa tem como objetivo estreitar a relação de cooperação entre as duas entidades, mas também de reforçar o ensino especializado no setor da segurança da informação, e em particular, na área de atuação específica da cibersegurança.
Em comunicado, a empresa destaca a colaboração conjunta e sinergias que pretende desenvolver com a UAlg, no âmbito da nova Pós-Graduação em cibersegurança, uma aposta da universidade a arrancar em setembro.
“Temos vindo a verificar que uma das formas de dar resposta às necessidades deste mercado ao nível de recursos humanos especializados é através da aproximação estratégica entre o meio académico e empresarial. É neste sentido que estamos a trabalhar fortemente no desenvolvimento de parcerias estratégicas que promovam o desenvolvimento de competências e de inovação, especialmente nas áreas da Cibersegurança. Do lado da VisionWare centramo-nos, de facto, na captação de talentos e dos melhores alunos vindos diretamente destas instituições de ensino superior para obterem a sua “profissionalização” e entrada no mercado de trabalho. No caso concreto da Universidade do Algarve, conseguiremos promover uma maior cooperação entre a VisionWare e a equipa CSIRT.UAlg, isto é, a equipa da UAlg que está dedicada à resposta a incidentes de segurança.”, explica Bruno Castro, CEO da VisionWare.
“A Universidade do Algarve assume-se como uma referência nacional na investigação e ensino da engenharia informática e engenharia eletrotécnica e de computadores, e integra ainda a Faculdade de Ciências e Tecnologia que apresenta uma grande oferta de formação, licenciaturas, mestrados, pós-graduações, entre outros cursos nas áreas de ligação entre a informática e a cibersegurança. Por tudo isto, parcerias neste âmbito, acabam por ser uma mais-valia para a nossa oferta curricular e, consequentemente, para os nossos alunos. Esta parceria trará, acima de tudo, troca de informação pertinente e relevante, incluindo o desenvolvimento de iniciativas e outros projetos de interesse reconhecido por ambas as instituições”, acrescenta Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve.