Sociedade

Visitas a monumentos algarvios sobem 11%

A Direção Regional de Cultura do Algarve, adianta que o Promontório de Sagres continua a superar a expetativas.

PUB
 
Os Monumentos afectos à Direção Regional de Cultura do Algarve, com controle de entradas, nomeadamente a Fortaleza de Sagres, Ermida de Nª Sra de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar e Ruínas Romanas de Milreu, apresentam indicadores muito favoráveis neste ano de 2015, com um aumento do número total de visitantes de cerca de 11% (dados até outubro).
 
Segundo informação da Direção Regional de Cultura do Algarve, a Fortaleza de Sagres é o monumento da região que superou as expetativas, tendo já ultrapassado os 300 mil visitantes (até 31 de outubro), o que não acontecia desde há 14 anos o que se traduz num aumento de 12 % relativamente ao período homólogo de 2014. 
 
Nesta altura está a decorrer, o projeto de requalificação e valorização do Promontório de Sagres, que tem condicionado em parte a disponibilidade da oferta cultural, daquele monumento, um dos mais emblemáticos da região.
 
Ainda assim a D.R. de Cultura do Algarve, adianta que o Promontório de Sagres continua a superar a expetativas.
 
Foi com esta linha orientadora que nasceu o DiVaM em 2014, um programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos, com o objectivo de aproximar as comunidades do seu património.
 
Trata-se de um programa de fruição cultural, organizado por ciclos que são transversais a várias linguagens artísticas e a vários públicos, que pretende dar um nova vida aos monumentos da região. 
 
O programa DiVaM 2015 teve início no dia 21 de março (Dia Mundial da Poesia e início da Primavera) tendo superado as expetativas do público, e atingido cerca de 4800 participantes (de março a outubro).  
 
O programa encontra-se ainda a decorrer e irá encerrar em meados de dezembro, com um evento "muito especial" na Ermida de Nª Sra de Guadalupe.