Sociedade

Vítor Aleixo reconhecido pela Liga dos Combatentes

 
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, foi um dos distinguidos pela Liga dos Combatentes com a Medalha de Honra Mérito Ouro, na cerimónia do “Dia do Armistício”, que decorreu esta segunda-feira, 11 de novembro, no Forte do Bom Sucesso, em Belém.

 
A direção central da Liga, justificou esta distinção ao autarca «como reconhecimento da permanente disponibilidade e pronto apoio dedicado pela Câmara Municipal à Instituição».
 
Comunicado do Município, aponta que ao longo dos anos, tem sido o principal parceiro do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, «um dos mais dinâmicos do país», apoiando e associando-se às suas atividades socioculturais e aos seus projetos, sendo esta uma das instituições que anualmente celebra os Contratos-Programa de Apoio ao Desenvolvimento Social do Concelho.
 
A nível nacional esse apoio também se repercute por exemplo no que respeita às celebrações do Dia do Armistício (11 de novembro), do Dia do Combatente e da Batalha de La Lys (9 de abril) e, naturalmente, do 25 de Abril.
 
A Liga reconhece que os ex-combatentes têm merecido, por parte deste Município, diversas homenagens com o objetivo de «perpetuar a memória de todos aqueles que tombaram no campo de batalha e deram a sua vida em prol do seu país mas também para acompanhar e apoiar os que ficaram com cicatrizes físicas e psicológicas para o resto das suas vidas». O “Monumento ao Combatente”, no Largo Bartolomeu Dias, em Loulé, é um dos exemplos desses tributos que a Autarquia e a comunidade louletana têm feito a estes homens.
 
No dia em que Vítor Aleixo recebeu esta distinção da Liga dos Combatentes, assinalou-se o 101º aniversário do Armistício da Grande Guerra, o 98º aniversário da fundação da Liga dos Combatentes e o 45º do fim da Guerra do Ultramar.