Sociedade

Vítor Guerreiro acompanhou visita do deputado Miguel Freitas a unidades de saúde de São Brás de Alportel

O Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, acompanhou ontem, o deputado socialista Miguel Freitas (PS) na deslocação que fez a São Brás de Alportel, para conhecer o novo Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia e as unidades de saúde existentes no concelho, bem como as condições em que se encontram a funcionar, os serviços disponibilizados e eventuais constrangimentos sentidos.

PUB
 
O deputado Miguel Freitas, convidado a conhecer as instalações do Centro de Dia e do Lar da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, teve a oportunidade de contactar com uma estrutura de grande importância para o concelho, tomando conhecimento da sua dinâmica, bem como das suas dificuldades e desafios, num contexto com crescentes necessidades de apoio para as famílias, como lhe foi explicado pelo Provedor Abílio Barros e pela Diretora do Lar, Cidália Carvalho, que conduziram a visita a estas instalações. 
 
Preocupado com os episódios registados em algumas unidades de saúde nas últimas semanas, Miguel Freitas, deslocou-se ainda ao Centro de Saúde de São Brás de Alportel onde foi recebido pelo presidente da Administração Regional do Algarve, ARS Algarve, João Moura Reis.
 
Sob a orientação de Margarida Agostinho, coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) São Brás de Alportel e de Cidália Palma, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Al-Portellus, foi com satisfação que o deputado socialista conheceu as instalações, os serviços prestados e os projetos concretizados por estas duas unidades de saúde, que constituem um forte alicerce na promoção da saúde e bem-estar dos são-brasenses.  
 
O Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR Sul) foi a última paragem desta jornada, na qual Miguel Freitas teve a oportunidade de visitar as instalações deste centro, um equipamento que veio revolucionar a capacidade de resposta na área da reabilitação, conseguindo apresentar melhores resultados num menor período de tempo, quando comparado com outros centros do resto do país. A visita às instalações contou com o acompanhamento da diretora clínica, Arminda Lopes.
 
A recente alteração do regime de parceria público-privada, em vigor desde a inauguração do espaço, para uma gestão direta pela ARS Algarve, perante a recusa de visto do Tribunal de Contas à adenda ao contrato existente com a entidade gestora até novembro de 2013, é uma situação que traz preocupação ao município e a todos os colaboradores do centro.
 
O deputado Miguel Freitas deu voz a essa preocupação, tendo questionado a ARS Algarve relativamente à continuidade deste serviço, ao que recebeu por parte do presidente do Conselho de Administração a garantia desta situação, apresentando-se esta gestão direta da ARS como uma fase transitória.
 
Miguel Freitas manifestou ainda o interesse em questionar o governo sobre o modelo de gestão que irá prevalecer futuramente, de forma a garantir estabilidade à gestão e ao funcionamento do CMR Sul e permitir que este continue a servir a população com a mesma qualidade dos cuidados de saúde prestados. 
 
No final da visita, que contou com a presença do Presidente da Federação do PS Algarve, António Eusébio, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel manifestou aos responsáveis regionais e ao deputado o interesse e intenção da autarquia em continuar a colaborar com estas unidades de saúde e de apoio social, mantendo a proximidade, em prol de um melhor serviço para os são-brasenses.