Na ocasião foi efetuado um balanço da situação hídrica da região e apresentadas as medidas para enfrentar os desafios das alterações climáticas, sendo que a ministra do Ambiente voltou a sublinhar que a criação de uma reserva de água em São Brás de Alportel é um passo "essencial" para garantir a segurança e resiliência hídrica do Algarve.
Um compromisso que Maria da Graça Carvalho havia assumido em fevereiro, na reunião em Lisboa, com os autarcas do Município.
"Não desistimos, nem desistiremos. Esta é uma luta de décadas que tem um só objetivo: garantir água para a Serra de São Brás de Alportel e territórios vizinhos, proteger o nosso território e desenvolver as potencialidades económicas e ambientais da nossa serra", afirmou Vitor Guerreiro.
Segundo comunicado do Município, a criação desta reserva de água permitirá não apenas aumentar a capacidade de armazenamento e gestão sustentável dos recursos hídricos, como impulsionar a preservação da Serra do Caldeirão — integrada na Rede Natura 2000 e classificada como Reserva Ecológica Nacional — "dinamizando as aldeias rurais, combatendo o despovoamento e promovendo o desenvolvimento económico, agrícola, florestal e turístico da região".