A final, disputada no dia 25 de janeiro, no Pavilhão Municipal dos Desportos “Armindo Peneque”, em Aljustrel, foi dominada pela equipa farense, que venceu os três sets por 25-13, 25-19 e 25-23.
Nota enviada ao Algarve Primeiro sublinha que, este triunfo junta-se ao título de campeãs regionais, «confirmando uma época de grande consistência e colocando a equipa farense em destaque no voleibol jovem da região».
A formação orientada por André Machado soma assim duas conquistas na mesma temporada.
O treinador sublinha ser com “enorme orgulho” que celebram a conquista desta taça. “A evolução demonstrada a cada treino é notável e reflete um percurso marcado pela persistência, pela união e pelo compromisso de todos os atletas e equipa técnica”, realça.
Para André Machado, estas conquistas não surgem por acaso. “São o resultado direto de anos de trabalho árduo, dedicação constante e vontade de superar desafios. Que este título seja apenas mais um passo numa jornada brilhante que ainda está longe de terminar.”
Também Paulo Dias, presidente do São Francisco AD, destaca o significado do momento para o clube e para as atletas, considerando que estas conquistas representam “anos de união, esforço e dedicação transformados em conquistas”. O responsável reconhece que esta foi uma equipa que “cresceu junta e hoje colhe, com orgulho, os frutos do seu trabalho”.
Com o título regional e a Taça AVAL garantidos, as Juniores A do São Francisco AD preparam agora a 2.ª fase do Campeonato Nacional, etapa em que estará em jogo o acesso à 1.ª Divisão Nacional. A equipa farense inicia esta fase no dia 7 de fevereiro, em Lisboa, frente ao CJV Filipa Lencastre.
Fundado em 1973, o São Francisco Associação Desportiva tem um historial marcado pela prática e promoção de várias modalidades ao longo das décadas. Entre outras, o clube já desenvolveu atividade em andebol, basquetebol, futebol de 11, futebol de salão, voleibol de praia e footvolley, bem como em ténis, ténis de mesa, ciclismo e BTT.
Atualmente, o voleibol é uma das apostas estratégicas do clube, com a implementação de uma escola de formação dedicada ao desenvolvimento de jovens atletas na modalidade, reforçando a ligação do São Francisco AD à formação desportiva na cidade de Faro.