Hoje foi dia de etapa rainha na 41ª Volta ao Algarve com partida assinalada em Tavira e chegada no Alto do Malhão, em Loulé.
Este foi o esforço maior efectuado pelos heróis da estrada nesta algarvia, com 218,3 quilómetros de trajecto recheados de subidas, a última de 2ª categoria, instalada na meta.
O mais forte no Alto do Malhão foi o australiano Richie Porte (Sky), batendo por 3 segundos o campeão do mundo, o polaco Michal Kwiatkowski (Etixx/QuickStep) e por 6 segundos o espanhol Ion Izaguirre (Movistar), em 2ª e 3ª posições, respectivamente.
Num percurso que envolveu duas metas volantes, uma delas no Restaurante Alpendre, em Cacela, Ricardo Mestre, do Team Tavira cortou a linha da meta em 18ª posição, a 1 minuto de Porte. Mestre subiu à 16ª posição na geral, com uma distância de 4 minutos e 3 segundos do topo da tabela.
A corrida tem-se revelado um teste bastante positivo à condição física dos atletas tavirenses que iniciaram agora o calendário, junto a nomes internacionais que já levam uma considerável vantagem na estrada.
Feitas as contas gerais, o britânico Geraint Thomas (Sky) segue na dianteira, com uma vantagem de 27 segundos sobre o 2º classificado, Michal Kwiatkowski. O português Tiago Machado, que defende as cores da equipa russa Katusha, conquistou o terceiro lugar do pódio, a 1 minuto e 11 segundos do líder.
Amanhã, domingo, é o ponto final da prova, onde o vencedor será consagrado em Vilamoura, depois de percorridos 184,9 quilómetros desde a cidade alentejana de Almodôvar.