Desporto

Volta ao Concelho de Loulé: Daniel Moreira e Enrique Maranchon protagonistas na jornada dupla

 
O português Daniel Moreira (Paredes/Fortunna) e o espanhol Enrique Maranchon (Picusa Academy/Grupo Desportivo Cortizo) dividiram as vitórias nos dois setores da segunda etapa da Volta ao Concelho de Loulé, disputada nesta sexta-feira.

De manhã realizou-se um contrarrelógio individual de 11 quilómetros, com partida e chegada em Loulé. Partindo com a vantagem confortável granjeada, ontem, na etapa inaugural, Enrique Maranchon voltou a demonstrar grande superioridade.
 
O espanhol concluiu o exercício individual em 14m14s, menos 27 segundos do que Tiago Carmo (ABTF Betão/Bairrada). O terceiro, a 30 segundos, foi o espanhol Luis Lajarín (Valverde Team/Ricardo Fuentes), vencedor da Volta ao Concelho de Loulé.
 
O setor vespertino, 76,3 quilómetros de percurso entre Quarteira e Loulé, acabou por não mexer com a classificação geral. Os melhores disputaram a vitória ao sprint, com superioridade de Daniel Moreira. Seguiram-se, com o mesmo tempo, José Pina (Valverde Team/Ricardo Fuentes) e Enrique Maranchon.
 
Apesar de ser ainda júnior de primeiro ano, Enrique Maranchon ocupa o topo da geral com uma vantagem sólida sobre a concorrência. O segundo classificado é Luis Lajarín, a 1m21s, a mesma diferença registada pelo terceiro, Santiago Basso (Polti Kometa Junior/Fundación Contador).
 
 
Há quatro portugueses no top 10 da geral. Daniel Moreira é sexto, a 1m40s, Tiago Carmo ocupa a oitava posição, a 1m42s, José Miguel Moreira (Polti Kometa Junior/Fundación Contador) é nono, a 1m44s, e José Salgueiro (Picusa Academy/Grupo Desportivo Cortizo) fecha os dez melhores, a 1m45s.
 
Enrique Maranchon também é primeiro nas classificações dos pontos e da juventude. Cedeu, no entanto, a camisola da montanha, agora em posse de Guilherme Lino (Landeiro/KTM/Matias&Araújo). Por equipas manda a Picusa Academy/Grupo Desportivo Cortizo.
 
A Volta ao Concelho de Loulé termina neste sábado. A última tirada é vista como a etapa-rainha. Com partida e chegada em Loulé, a viagem terá 118,2 quilómetros, pautados por subidas longas para a categoria júnior. O traçado inclui passagens pela Picota, Alte, Freixo Seco e Barranco do Velho, além da subida de Tôr. A partida será dada às 11h50, esperando-se a chegada entre as 14h30 e as 15h00.
 
FPC/Algarve Primeiro