A 48ª Volta ao Algarve, que vai realizar-se entre 16 e 20 de fevereiro, foi hoje apresentada em Faro, na sede do Turismo do Algarve. Será mais uma edição que promete grande nível, consolidando o estatuto da prova portuguesa como uma das melhores do circuito UCI ProSeries.
Estão inscritos 174 corredores, em representação de 25 equipas, dez das quais de categoria WorldTeam, o topo da pirâmide mundial. Entre os ciclistas anunciados pelas equipas estão 25 do top 100 mundial, um dos melhores registos de sempre da Volta do Algarve.
Para Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, a "Algarvia" é uma corrida especial: «porque é um dos melhores exemplos que temos em Portugal entre aquilo que é um evento desportivo, que promove em simultâneo um destino turístico de excelência, sem esquecer a capacidade que ele tem de o fazer a nível internacional. Esta conjugação tem vindo a crescer e a ser um sucesso, em que as equipas mundiais já não vêm só ao Algarve para treinar, mas para ganhar».
Digno de registo é a grande procura das equipas mundiais que querem vir correr no Algarve. O responsável lembrou que, aliado à prova algarvia, assiste-se ao incremento do turismo desportivo ligado ao ciclismo na região. «É um destino que está a ser descoberto e desvendado. Acho que estamos numa fase em que vai aumentar a procura, e já este ano temos tido aqui equipas a estagiar a sério, em que um dos segredos apontados está no trânsito muito reduzido no interior e na serra, havendo muitos ciclistas que sobem à Fóia e que mostram a paisagem nas redes sociais, beneficiando a região enquanto destino apetecível para o ciclismo».
O presidente da federação informou que a prova Algarve Grandfondo, será agendada para o próximo outono. Além de uma questão de saúde pública devido à pandemia, o responsável frisou que houve uma mudança de estratégia, tendo em conta o início dos estágios das grandes equipas, que têm lugar nos meses de novembro e dezembro. «O Algarve tem assim mais um segmento por explorar, aproveitando as condições que oferece para este tipo de turismo desportivo», sublinhou.
Percurso da 48.ª Volta ao Algarve:
1.ª etapa, 16 fev: Portimão – Lagos, 199,1 quilómetros.
2.ª etapa, 17 fev: Albufeira – Fóia, 182,4 km.
3.ª etapa, 18 fev: Almodôvar – Faro, 209,1 km.
4.ª etapa, 19 fev: Vila Real de Santo António – Tavira, 32,2 km (CRI).
5.ª etapa, 20 fev: Lagoa – Malhão, 173 km.