A "Operação Montanha Verde" está de regresso esta sexta-feira, dia 23 de Novembro, para plantar mais 21 mil árvores no Algarve.
Este ano com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a "Operação Montanha Verde" irá adicionar mais pinheiros-mansos, medronheiros, carvalhos-português, sobreiros, azinheiras e ciprestes à flora de quatro concelhos: Monchique, Portimão, Loulé e Silves.
E para ajudar neste grande evento, mais de 1400 voluntários já prometeram marcar presença, colocando mãos à obra e, de igual forma, ajudando a celebrar o Dia da Floresta Autóctone.
Em Monchique as plantações serão no Montinho, em Portimão no terreno sudoeste ao Autódromo Internacional do Algarve + PAN-Portimão, em Loulé no Cerro dos Fatos (perto do Canil de S. Francisco de Assís), terreno paralelo à A22 e em Silves na Herdade do São Bom Homem.
Idealizada e promovida pelo Zoomarine, através da sua filosofia "Together We Project", a “Operação Montanha Verde” iniciou-se em 2016, com a “Operação Praia Limpa”, e visa a proteção coletiva dos valores naturais da região algarvia.
Desta forma, a terceira edição é uma parceria dos quatro Municípios envolvidos e Proteção Civil, assim como com a RTA - Região de Turismo do Algarve e a Marinha Portuguesa, contando também com o apoio da ALGAR (mediante a cedência de 50m3 de composto orgânico Nutriverde, produzido pela empresa através dos resíduos verdes gerados na região, que será utilizado na plantação das árvores) e da ASPAFLOBAL - Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio.
Os interessados ainda se poderão inscrever online com direito a certificado de presença.
Para mais informações, contactar: Élio Vicente, biólogo marinho – Diretor do Porto d'Abrigo do Zoomarine, pelo 966 966 540; E-mail:
[email protected]