A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António adquiriu dez mil euros em alimentos para serem entregues, durante esta semana, a cerca de 400 famílias carenciadas do concelho.
Em nota enviada às redações, a autarquia informa que, esta ação foi desenvolvida em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de VRSA, a delegação de VRSA da Cruz Vermelha, a Refood e a Associação de Beneficência Mão Amiga, instituições que ficarão responsáveis pela distribuição dos bens.
Segundo a mesma fonte, a medida tem como objetivo «reforçar o apoio alimentar no concelho e responde ao aumento dos pedidos de ajuda desencadeados pelo agravamento do cenário social e económico provocado pela pandemia de Covid-19».
A presidente da autarquia Conceição Cabrita sublinha que, como este ano não haverá celebrações de passagem de ano no concelho, «decidimos dirigir parte dessa verba remanescente para prestar apoio a quem mais necessita e contribuir para que os agregados familiares mais carenciados possam ter um Natal mais feliz» e acrescenta que, os cabazes integram géneros alimentares como azeite, grão, feijão, arroz, farinha, cereais, leite, entre outros.
Na mesma nota é ainda evidenciado que, no passado mês de novembro, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António já tinha procedido à atribuição de uma comparticipação financeira ao Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve, no valor de 10 mil euros, a que se junta agora «este reforço às IPSS locais».
Refira-se que, desde o início da situação de pandemia de Covid-19, a autarquia adotou um conjunto de medidas sanitárias e de apoio social, económico e financeiro que visam colmatar e minimizar o impacto da pandemia no dia-a-dia da população.
No total, este conjunto de apoios representa já um investimento superior a 650 mil euros, concluiu a mesma fonte.