Política

VRSA: CDU quer «auditoria à gestão política da Autarquia dos últimos 20 anos»

 
Em comunicado o partido adiantou que, “desde o início da campanha eleitoral de 2017, a CDU manifestou o desejo de auditar as contas da autarquia, assim como já o tinha feito no início do mandato autárquico de 2013, altura em que, tal como agora, foi também recusada pela maioria PSD”.

 
A CDU diz querer saber “qual é o valor real da divida, sem maquilhagens ou explicações subjetivas, queremos saber como chegamos a este valor astronómico, quais as mais-valias ou proveitos que estes ‘investimentos’ trouxeram para o nosso concelho e se o que foi gasto com empresas de advogados, viagens, hotéis, refeições ou prestações de serviços foram benéficos para o concelho”.
 
Lamentando que “a Presidente publicamente afirme que está orgulhosa dos doze anos de gestão PSD e nada ter a esconder e depois recuse este exercício de transparência e democracia”.
 
O mesmo comunicado mostra que “a CDU lamenta que a Presidente afirme que um trabalho deste tipo seria custoso para os cofres do município e não tenha a mesma opinião dos vários estudos que os seus executivos mandaram elaborar e que nunca viram a luz do dia”.
 
A CDU acredita "que é fundamental saber a situação financeira real da autarquia, apurar as devidas responsabilidades e definir um caminho recuperação económica sem voltar a cometer os erros do passado, recusando a politica de privatização de serviços (lixo, águas e esgotos) e do espaço público (parquímetros, complexo desportivo, jardins, terrenos e edifícios municipais), recusando a manutenção do trabalho precário no município e o despesismo da contratação de serviços externos que podem ser perfeitamente desenvolvidos pelos trabalhadores do município se forem dotados das condições e dos meios necessários para tal. Só assim se poderá caminhar no sentido do responder às necessidades e interesses da população sem hipotecar o futuro do concelho de Vila Real de Santo António”.