Ambiente

VRSA celebrou Dia da Floresta Autóctone com a plantação de mais de uma centena de pinheiros

 
A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinalou, esta quarta-feira, o Dia da Floresta Autóctone, com a plantação de mais de uma centena de pinheiros-mansos na Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António.

A iniciativa envolveu a participação de alunos e professores das escolas de ensino básico António Aleixo e Professor Caldeira Alexandre, tendo cada aluno plantado um exemplar de pinheiro manso.
 
A medida que dá continuidade ao projeto de reflorestação da Mata das Dunas Litorais, iniciada em 2020/2021 pelo Gabinete Técnico Florestal Municipal, visa promover a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural.
 
A ação de reflorestação contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Ricardo Cipriano, da vereadora com o pelouro da Educação, Conceição Pires, do Presidente da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António, Valentim Santos, de representantes do ICNF, dos chefes e colaboradores das divisões e serviços envolvidos.
 
Os pinheiros foram fornecidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, tendo a iniciativa sido organizada pelo Gabinete Técnico Florestal e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, e contado com o apoio da Divisão de Cultura e Educação, da Divisão do Ambiente e Serviços Gerais, da Divisão de Obras Municipais e Espaço Público, da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António e das forças de segurança do município.