Sociedade

VRSA dá mais um passo no combate ao desperdício alimentar nos refeitórios escolares

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António dá conta de que iniciou “mais uma medida de solidariedade social” através da entrega de refeições confecionadas e não consumidas nas cantinas escolares à associação ReFood, colocando, desta forma, “um travão no desperdício alimentar”.

PUB
 
A autarquia assegura que, esta parceria visa garantir que o excedente alimentar produzido nos refeitórios possa ser aproveitado, colmatando a carência alimentar de alguns munícipes ou famílias.
 
A cooperação prevê a recolha, pelo núcleo local da ReFood, da comida que sobra nas cantinas das escolas EB1/JI Santo António, em VRSA, e JI Manuel Cabanas, em Vila Nova de Cacela, as quais são geridas pelo município.
 
Recorde-se que, o núcleo ReFood de Vila Real de Santo António foi fundado em 2017, tendo, ao longo dos últimos dois anos, “organizado as condições logísticas” para operar e assegurar uma rede de parceiros e voluntários.
 
No passado mês de outubro, o núcleo entrou em pleno funcionamento, estando o seu centro de operações e sede localizado no armazém n.º 3 da Docapesca, em VRSA.
 
Atualmente, conta com uma rede de quase duas dezenas de parceiros/pontos de recolha de alimentos em VRSA, integrando já um núcleo de 45 voluntários que efetuam a recolha dos bens e asseguram a sua distribuição junto das famílias referenciadas.
 
O mesmo comunicado conclui que, o combate ao desperdício alimentar nos refeitórios “é uma preocupação do Município de Vila Real de Santo António que assume, igualmente, a responsabilidade social no combate à fome e à pobreza”.