Economia

VRSA estabelece parcerias "inovadoras" com municípios mexicanos nas áreas da saúde, desenvolvimento e turismo

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, concretizou esta semana, no México, diversos protocolos de colaboração nas áreas sociais, da saúde, da educação e do desenvolvimento tecnológico.

PUB
 
As iniciativas inserem-se numa visita de trabalho do presidente da autarquia e de diversos empresários e investidores nacionais aos estados mexicanos de Yucatán e Quintana Roo e aos municípios de Cancún, Merida, Valladolid e Progresso.
 
Durante esta visita, que se prolonga até amanhã, foi assinado um acordo de intenções entre o grupo farmacêutico Telhabel e diversos investidores locais para fornecimento de produtos médicos e farmacêuticos e estabelecidos contactos para futuras oportunidades de investimento.
 
Em Mérida – capital do Estado de Yucatán - a comitiva portuguesa foi recebida pelo autarca local, Renán Barrera, tendo sido estudadas diversas parcerias culturais entre VRSA e a cidade anfitriã.
 
Em carteira está a possibilidade de a cidade pombalina vir a estabelecer protocolos de geminação com os municípios mexicanos de Mérida e Progresso, tendo em consideração as características comuns ao nível do património histórico e arquitetónico dos centros históricos destas cidades.
 
Na ocasião, Luís Gomes, também presidente da Rede Iberoamericana de Cidades Médias, deu a conhecer as potencialidades do vasto património histórico de VRSA e enumerou as parcerias que têm sido levadas a cabo com diversos países latinos, nomeadamente com Cuba.
 
Em Mérida, foram ainda estabelecidos contactos com a secretaria de desenvolvimento social e apresentados projetos inovadores já implementados em VRSA na área social, tendo como objetivo criar sinergias nas áreas do desenvolvimento e cooperação.
 
Também esta semana, o presidente da autarquia vila-realense visitou o porto de Manzanillo, um dos mais importantes da américa-latina em movimento de contentores, e conheceu diversos equipamentos nas áreas da biotecnologia, tecnologias de informação, logística, saúde e energia.
 
Foram ainda estabelecidas reuniões com o secretário de Desenvolvimento Económico, trocadas experiências nas áreas náutica e tecnológica e partilhadas estratégias ao nível da requalificação urbana, conservação e ordenamento do território.
 
Neste âmbito, foram apresentadas por Pedro Alves, administrador da empresa municipal SGU, o conjunto de intervenções do município no centro histórico de VRSA, tendo sido estudada a possibilidade de exportar esse know-how para cidades como Valladolid e Mérida. 
 
A programação da visita de trabalho contempla ainda um périplo de reuniões na zona turística de Cancún - Estado de Quintana Roo – onde estão agendados encontros com o autarca daquela afamada zona turística, bem como com o secretário do turismo local.