Economia

VRSA não cobra taxas a estabelecimentos que encerraram durante período de confinamento

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António aprovou, esta terça-feira, em Reunião de Câmara, uma proposta para a não cobrança das taxas de ocupação do espaço público e publicidade relativas ao período de 18 de março a 30 de junho de 2020.

PUB
Em comunicado, a autarquia informa que, a medida irá incidir sobre os estabelecimentos que tiveram de obedecer à obrigatoriedade de encerramento ou abertura com restrições, excetuando os que nunca encerraram durante o estado de emergência.
 
Avança a mesma publicação que, com esta iniciativa, o município procura dar uma resposta «clara e eficaz» em relação às dificuldades que os agentes económicos estão a passar decorrentes da pandemia provocada pela Covid-19, tendo em consideração que o concelho está fortemente dependente da atividade turística e dos fluxos de cidadãos espanhóis que se deslocam a VRSA durante todo o ano.
 
O período em causa representa 30% do ano civil, pelo que a não cobrança de taxas anuais terá uma expressão de 30% sobre o valor anual apurado, especificou a mesma fonte.
 
«Por força do confinamento obrigatório da população, das medidas de encerramento obrigatório de grande parte dos estabelecimentos comerciais e do encerramento das fronteiras, o comércio local sofreu grande impacto nos seus resultados económicos, pelo que este regime excecional procura atenuar e minimizar esses efeitos e impulsionar a atividade comercial do município», destaca a autarquia.