Na visita, o governante observou a necessidade urgente de requalificação das infraestruturas desportivas do concelho, que serão objeto de uma candidatura ao Comité Olímpico de Portugal. Segundo o Município, o valor total da proposta de financiamento ascende aos 4 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, a Vice-presidente, Patrícia Jerónimo, e o vereador, Fernando Horta, conduziram a comitiva pelas instalações desportivas. O objetivo da autarquia passa por garantir o financiamento necessário para resolver o desgaste dos equipamentos e finalizar obras que considera "essenciais, de modo a preservar as condições de excelência que distinguem Vila Real de Santo António no panorama nacional", lê-se na nota enviada ao Algarve Primeiro.
O Município de Vila Real de Santo António deverá submeter estas propostas até ao final deste ano para concluir a obra inacabada do Pavilhão Multiusos e as Piscinas Municipais.
Já no complexo desportivo, foi demonstrada a urgência na substituição integral dos relvados, essenciais para a formação de centenas de jovens atletas e para a prática desportiva diária e de alto rendimento.
A comitiva passou ainda pelo Padel Clube de VRSA e pelo Clube de Ténis de VRSA.
As candidaturas autónomas destes clubes ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas do IPDJ, já foram submetidas, num processo que conta com o acompanhamento da Câmara Municipal, aguardando a aprovação das verbas até ao final do ano.
Para os responsáveis autárquicos, estes investimentos são "cruciais não só para o desporto, mas também para a economia do concelho. O estatuto de Vila Real de Santo António como destino de Alto Rendimento - atraindo atletas de elite mundial durante todo o ano - é um motor essencial para a hotelaria, restauração e comércio local", sublinham.