A equipa feminina do Sporting e masculina do Benfica vão disputar no fim de semana a Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo, podendo beneficiar da ausência do Luch Moscovo, segundo a organização.
A equipa russa é uma das principais formações do atletismo europeu, tanto em masculinos como femininos, e tem sido presença constante na prova organizada pela Associação de Atletismo do Algarve e pela Câmara de Vila Real de Santo António, mas este ano não fez a inscrição por falta de verbas, adiantou a organização.
Na apresentação da edição de 2014 da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo, que se vai disputar no sábado e no domingo no complexo desportivo de Vila Real de Santo António, o presidente da Associação de Atletismo do Algarve, Lara Ramos, afirmou que a “ausência da formação russa poderá ser benéfica para as duas equipas portuguesas”.
“A chamada potência mundial, a Rússia, não vem. E não vem porquê? Porque não tem dinheiro. Este ano, sendo a Rússia o vencedor habitual – principalmente ao nível de mulheres, com grande parte da seleção russa, porque os homens têm tido a oposição dos italianos Fiamme Gialle [vencedores em 2013] –, as outras equipas podem beneficiar”, disse o dirigente associativo.
Lara Ramos frisou que “há uma coisa boa da ausência dos russos, é que a competição vai ser muito mais competitiva e renhida entre os participantes”, e acrescentou que “quem vai usufruir desse benefício são as equipas portuguesas, porque o Sporting e o Benfica vão subir um pouco”.
“Isso é bom, porque há mais competitividade, mas o primeiro lugar é quase impossível para as equipas portuguesas”, disse ainda Lara Ramos, apontando os italianos do Gialle como favoritos à vitória no setor masculino e as turcas do Enka, segundas classificadas em 2013, atrás da equipa moscovita, ao triunfo no feminino.
O diretor técnico da Associação de atletismo do Algarve, Rui Costa, disse que, apesar de ainda não ter a confirmação na sua posse, está prevista a participação de “grande parte das figuras” do Benfica, como o lançador Marco Fortes ou o velocista Rasul Dabo, assim como a da saltadora Patrícia Mamona, do Sporting, mas afastou a participação dos saltadores Nélson Évora (Benfica) e de Naide Gomes.
A ausência do Luch provocou constrangimentos na organização da prova em Vila Real de Santo António, mas também no grupo B, do qual subiram três equipas, em vez das habituais duas, para completar o elenco de participantes em masculinos, situação que não se verificou no feminino, que terá apenas sete equipas em competição, em vez das habituais oito.