A candidata do PSD à presidência da Autarquia de Vila Real de Stº António, apresentou ontem à noite o seu projeto, no Pavilhão Ilídio Setúbal, que encheu por completo.
Para além dos apoiantes que responderam em massa à iniciativa, estiveram presentes algumas figuras do partido, a nível regional, nomeadamente David Santos - Presidente da Comissão Política do PSD Algarve, Luís Gomes - Presidente da Câmara de VRSA, Pedro Pires - Presidente da Concelhia do Partido, ainda os deputados algarvios do PSD, Cristovão Norte e José Carlos Barros, o Presidente da Autarquia de Castro Marim - Francisco Amaral e Bruno Inácio, ex-deputado, entre outros nomes.
A atual vice-presidente da autarquia, referiu que não estava à espera da "onda de apoio que se formou à volta da sua candidatura, sendo um motivo de orgulho e que me deixa de certa forma até emocionada".
A candidata adiantou que as suas áreas enquanto vice-presidente, tem sido a educação, ação social a toxicodependência e recursos humanos, pelo que "se for eleita espero trabalhar com o povo, envolvendo todos de uma forma cívica para que possam participar, desde o pequeno arranjo, até à ação cultural, a educação que temos de apostar ainda mais, ou em projetos que designo de sólidos e consistentes, porque a minha preocupação é o desemprego, sendo necessário investir para que as pessoas tenham trabalho nesta terra".
Conceição Cabrita, espera dar continuidade a projetos estruturantes do concelho, desde a requalificação da frente de mar de Monte Gordo que já começou, a requalificação da frente ribeirinha de Vila Real, e obras mais pequenas que passam pela recuperação do espaço público.
A experiência de 12 anos a trabalhar ao lado de Luís Gomes, foi para a candidata do PSD, "uma maratona sempre a correr e muito enriquecedora, que de certa forma dá-me mais capacidade de enfrentar o desafio".
A candidata promete trabalhar para o reequilíbrio financeiro da autarquia, declarando que "não se trata de dívida mas de investimento que tivemos de fazer, para dar resposta a obras que tinham de ser feitas, falo não só do saneamento básico, em que os esgotos corriam diretamente para o Rio Guadiana, mas essencialmente o investimento em todo o concelho que foi infraestruturado, ou seja, estamos a falar de obras que eram indispensáveis".
No jantar de apoio à candidatura de Conceição Cabrita, Luís Gomes fez um balanço de doze anos à frente da autarquia.
O autarca mostra-se orgulhoso com o trabalho levado a cabo realçando que, “ninguém governa sozinho, temos de ter sempre presente que o trabalho se faz com uma equipa e, eu tive a sorte de ter as pessoas certas nos lugares certos.”
A terminar o seu terceiro mandato enquanto presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Luís Gomes acredita numa continuidade desse trabalho pela candidata Conceição Cabrita.
O edil diz-se “completamente tranquilo e orgulhoso com o trabalho que fizemos. Doze anos é muito tempo; tivemos naturalmente altos e baixos, mas conseguimos aquilo a que nos propusemos que era projetar Vila Real no panorama nacional. Hoje fala-se de Vila Real e distingue-se nas mais variadas áreas.”
Clarificando aquilo que têm sido os pontos-chave do executivo, Luís Gomes destacou os projetos que são hoje reconhecidos no país, na área da saúde, da requalificação urbana, no ambiente e ao nível do empreendedorismo.”
Referindo-se a uma moldura humana muito representativa, o autarca não se admira do apoio que gira em torno da candidata Conceição Cabrita, pois “este pavilhão cheio de gente ilustra muito bem o quanto as pessoas apreciam a humildade e a honestidade na política. Tem sido essa a nossa bandeira e é isso que vamos prosseguir.”
Acerca de Conceição Cabrita, o autarca reforça “a intensidade com que a vice-presidente tem encarado o trabalho junto das pessoas, a capacidade de reconhecer as suas carências e a forma como tenta ajudar a resolver os seus problemas.”