Ambiente

Walk & Art Fest recebeu participantes de 20 nacionalidades em Barão de São João

Foto|D.R (CM Lagos)
Foto|D.R (CM Lagos)  
De 4 a 6 de novembro decorreu o festival de caminhadas do Barlavento algarvio. Barão de São João, no concelho de Lagos, voltou a ser palco do festival que une a arte e as caminhadas. O evento contou com cerca de 750 participantes, que aproveitaram o bom tempo para usufruir de um programa destinado a toda a família, desde caminhadas, passeios temáticos, percursos de BTT, passando por workshops, atividades para crianças, sessões de bem-estar, pintura de mural, visionamento de documentário e um concerto.

Os participantes esgotaram as 45 atividades das 85 propostas no programa, registando-se um total de cerca de 1300 inscrições, o que significa que muitos visitantes aproveitaram a oferta e inscreveram-se em mais do que uma atividade.
 
Este ano, o evento contou com participantes de 20 nacionalidades. O percurso inaugural da instalação artística decorreu no primeiro dia do festival e contou com a presença do presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes. No passeio guiado pelos 16 artistas locais foi possível apreciar as 17 obras concebidas especialmente para o festival e expostas em vários pontos da aldeia e no perímetro florestal de Barão de São João. Houve ainda tempo para a atuação surpresa do coro de Barão de São João.
 
O artista Jorge Pereira continuou a pintura de mural na parede exterior do Centro Cultural que iniciou na edição de 2021, onde os participantes puderam novamente colaborar.
 
Foto:Associação Almargem
 
Algumas das caminhadas foram marcadas por intervenções de artistas parceiros que, para além de surpreender os participantes, reforçaram a ligação íntima entre arte e natureza a que este festival procura dar expressão.
 
O bar do Centro Cultural voltou a ser o ponto de encontro e convívio entre todos os visitantes, que aproveitaram sobretudo a esplanada e o calor do sol, funcionando como um espaço de confraternização e partilha ao longo dos três dias. Voltou também a haver um espaço dedicado para os artesãos locais exporem os seus produtos.
 
Outra das novidades foi o novo espaço onde decorreram atividades todos os dias, o Barão ConVida, localizado no centro de Barão de São João, permitindo a circulação de um maior número de participantes pelas ruas da aldeia.
 
O festival regressa em 2023, de 3 a 5 de novembro, para uma 6ª edição que já está na agenda e no itinerário dos amantes da natureza e da expressão criativa.
 
A iniciativa integra o calendário do evento Algarve Walking Season (AWS) onde se incluem mais três festivais de caminhadas existentes na região (Walking Festival Ameixial, Festival de Caminhadas de Alcoutim e Festival de Caminhadas de Monchique). O AWS é uma iniciativa coordenada pela Cooperativa QRER - Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, apoiada pelo Turismo de Portugal e pela Região de Turismo do Algarve.