Sociedade

Walking Festival Ameixial garante 'check in' antecipado em Faro

WFA
WFA  
A 11ª edição do WFA – Walking Festival Ameixial, decorrerá entre os dias 26 e 28 de abril na freguesia de Ameixial.

Promovido pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, numa organização conjunta com a Proactivetur e o Projeto Estela, a grande novidade desta edição é a sessão de 'check in' antecipado que terá lugar na loja da Decathlon em Faro, no próximo dia 20 de abril, entre as 16h00 e as 18h00. Nesta sessão, os participantes podem realizar o 'check in' no festival; receber a pulseira de participante e materiais informativos; levantar e/ou adquirir t-shirts do evento; pagar refeições já reservadas ou mesmo inscrever-se nas atividades disponíveis.
 
Para a organização, o objetivo é otimizar o processo de registo dos participantes, em que os membros da organização estarão presentes para fornecer informações.
 
Nesta edição do WFA, foi convidado Pedro Pedrosa, CEO e fundador da A2Z Adventures, que irá conduzir o workshop “Gestão de Percursos Pedestres: a experiência da A2Z”, e abordar a evolução da implementação, monitorização e gestão responsável de redes de percursos pedestres em Portugal, com foco particular nos projetos desenvolvidos pela A2Z e nas inovações introduzidas pelo sistema Responsible Trails. 
 
Dada a relevância do tema, a participação é aberta a todos interessados, mesmo que não inscritos no festival. Neste caso, devem enviar e-mail para info@wfameixial.pt com indicação de nome, entidade que representa (se aplicável) e contacto telefónico.
 
Ao nível da programação, outro destaque vai para a conversa com Ana Abrão, fotógrafa e viajante, que vai apresentar o seu mais recente livro Kalasha, constituído por fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão, e partilhar a sua experiência de viagens.
 
A parceria com o Aspirante a Geoparque Algarvensis é este ano reforçada com a participação da sua equipa na caminhada inaugural, onde terão oportunidade de falar um pouco deste projeto e desvendar alguns dos conteúdos que irão partilhar nas caminhadas temáticas de sábado e domingo.
 
Uma nota também para várias atividades familiares, de relaxamento e animação para descontrair da atividade física das caminhadas, tais como o workshop de dança e o baile da noite de sábado.
 
Apesar de algumas caminhadas já estarem esgotadas, a organização refere que há "bastantes opções com vagas abertas". Os interessados podem aceder ao formulário de inscrições no website do evento – wfameixial.qrer.pt – onde também é possível encontrar outras informações sobre o evento, bem como opções de alojamento, refeições ou transporte.
 
O período de inscrições on-line encerra a 22 de abril, sendo possível realizar inscrições nos dias do festival, no entanto "nesse momento os participantes terão de se sujeitar aos lugares disponíveis nas diferentes atividades", informam os promotores. 
 
A entrada no festival tem o valor de 10 euros e confere direito à participação em todas as atividades do programa, mediante inscrição prévia em cada uma delas e de acordo com a sua lotação específica. A entrada para crianças até aos 12 anos é gratuita, sujeita a inscrição obrigatória por motivos de seguro e de gestão da atividade.
 
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia do Ameixial, do Clube Desportivo Ameixialense, e da Região de Turismo do Algarve, através da marca Algarve Walking Season, assim como de outros parceiros locais, nomeadamente da Decathlon, da VisaCar e da Ana Aeroportos.