Economia

Wi-Fi gratuito chega a 8 zonas rurais do concelho de Loulé

 
Depois das zonas urbanas, a Câmara de Loulé informou ter concluído o trabalho de dotação de alguns espaços públicos das áreas rurais do concelho com acesso livre à internet.

A instalação do projeto “WIFI4EU - Promoção da conectividade pela internet nas comunidades locais” permite disponibilizar equipamento Wi-Fi gratuito em mais 8 locais, com a colocação de 10 pontos de acesso.
 
Em comunicado, a autarquia avança que na freguesia de S. Sebastião, ficam agora com cobertura “sem fios” a Associação de Vale Judeu (com 2 pontos de acesso), a Estação de Caminhos de Ferro de Loulé (com dois pontos de acesso), a Soalheira, o Centro Cultural e Social do Parragil e a Associação do Monte Seco. 
 
Na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, foi instalado equipamento junto às sedes das antigas juntas de Querença, da Tôr e de Benafim. 
 
O Município explica que estes locais foram selecionados com base nas solicitações das próprias juntas de freguesia, «que manifestaram o interesse das populações e indicaram os espaços mais centrais e mobilizadores de pessoas». O projeto significa um investimento de 65.058,85€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e inclui os custos com as comunicações durante 3 anos. 
 
Em termos técnicos, a nova solução incluiu o fornecimento, instalação e parametrização dos seguintes elementos: 10 pontos de acesso (Access Points) em 8 locais distintos; equipamento de suporte à infraestrutura de rede informática necessária; software de base e integração da solução proposta no sistema de gestão centralizada (controladora Wi-Fi) já existente nos servidores do Município; ligação à internet em fibra ótica com tráfego ilimitado.
 
O projeto financiado parcialmente pela candidatura ao projeto “WIFI4EU” da Comissão Europeia, é uma iniciativa que promove o acesso sem fios gratuito à internet em espaços públicos, em benefício dos cidadãos de toda a Europa. Ao abrigo deste projeto, as autarquias podem candidatar-se a vales no valor de 15 mil euros, que devem ser usados para instalar equipamento sem fios em espaços públicos que ainda não disponham de um ponto de acesso gratuito. 
 
Recorde-se que este projeto começou há alguns anos, iniciando-se com a implementação em diversos locais dos principais aglomerados populacionais do concelho: Loulé, Quarteira e Almancil. Ainda no campo das novas tecnologias, a Câmara de Loulé diz ter em curso «um projeto inovador e arrojado, com soluções que permitirão expandir a cobertura da rede de comunicações móveis a 98% do território do interior do concelho».