Cultura

Workshop de Artes Documentais decorre entre 13 e 17 de fevereiro em Castro Marim

No âmbito da curadoria artística da Companhia Teatro do Vestido, parceira do projeto Particular Universal, Castro Marim vai acolher, de 13 a 17 de fevereiro, o workshop de Artes Documentais "Resgatar Memórias, Inscrever Memórias".

PUB
O Teatro do Vestido tem estado no concelho de Castro Marim em observação, escuta e estudo desde março de 2022. Procurando mapear o território, as pessoas e as suas histórias, a Companhia deseja contribuir para um arquivo comunitário de memórias "pequenas e esquecidas", acompanhando o esforço das associações locais nesse sentido, explica o Município em nota emitida ao Algarve Primeiro.
 
A formação "Resgatar Memórias, Inscrever Memórias" será um contributo para a autorreflexão artística sobre o território. Ao longo de cinco dias, na Biblioteca Municipal de Castro Marim e em horário pós-laboral, a equipa do Teatro do Vestido, com a historiadora Alice Samara, irá acompanhar os trabalhos e apoiar o desenvolvimento de objetos artísticos, inspirados pela observação etnográfica, recolha de histórias de vida, objetos, documentos ou memórias. A formação partilha com os participantes várias metodologias e ferramentas utilizadas pelo Teatro do Vestido na sua prática de criação artística ao longo dos últimos 20 anos, nomeadamente no campo do teatro documental, acompanhada de uma incursão teórica e prática sobre as metodologias da história oral, acrescenta a autarquia.
 
As incrições estão abertas até 10 de fevereiro através do email [email protected].