Decorreu no passado dia 18 de fevereiro, na sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão, um Workshop organizado pela Autarquia de Olhão em parceria com a Universidade do Algarve e a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, no âmbito do projeto ALGARVE 2015 | Empreender e Inovar +, financiado pelo ALGARVE 21 – Programa Operacional.
Com o objetivo de estimular o espírito empresarial e contribuir para a geração de novas empresas no concelho, nomeadamente as que resultem de iniciativas de empreendedorismo jovem e qualificado, foi apresentado um workshop de como criar uma empresa.
A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, Hugo Barros, coordenador do CRIA da Universidade do Algarve e Nuno António, presidente da direção da Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU).
O Autarca enalteceu a participação dos jovens olhanenses neste tipo de iniciativa, porque “ A futura geração de homens e mulheres começa a ter a perceção que o futuro passa por si mesma”.
João Amaro, consultor de empreendedorismo e criação de empresas, abordou as principais etapas na criação de um negócio. Do programa do evento destacaram-se as intervenções de Filipe Martins (Kubidoce) e de Hugo Charrão (Charrão Studio) que falaram das suas experiências como jovens empresários, procurando assim motivar outros jovens do concelho a criarem as suas empresas.
Nuno António, da Moju, apontou o empreendedorismo como uma alternativa ao desemprego e exclusão social. Para o jovem olhanense, o empreendedorismo deve começar na própria pessoa, em prol da sociedade em que se insere “ As possibilidades existem, independentemente das dificuldades”.
Representante do IEFP, Ana Lima Ramos, falou sobre os mecanismos de apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego.
A iniciativa faz parte do Ciclo de Workshops “Cria a tua empresa”, a realizar em todos os concelhos do Algarve.