Rúben Almeida (BTT Seia) e Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) venceram, neste domingo, a Maratona do Sudoeste, terceira prova da Taça Cyclin’Portugal de Maratonas BTT (XCM), disputada em Odemira.
Rúben Almeida mostrou atravessar um excelente momento de forma, ganhando, em solitário, os 102,9 quilómetros da maratona de elite masculina. O segundo classificado, a 1m07s, foi David Vaz (Gnauk/King Gates/Blisq Creative). O terceiro foi Renato Ferreira (Vasconha BTT Vouzela), a 3m41s.
A segunda posição na etapa, permitiu a David Vaz assumir o comando na geral de elite da Taça Cyclin’Portugal. Soma 660 pontos, mais 50 do que Renato Ferreira.
No setor feminino a superioridade de Celina Carpinteiro também foi notória, deixando os outros lugares do pódio para Tânia Neves (BTT Águeda/BlackJack), a 2m05s, e para Mónica Santos (Mozinho MTB/Martos/Vale d’Aldeia), a 4m47s. Celina Carpinteiro é cada vez mais primeira na na geral da Taça, com 750 pontos, mais 110 do que Tânia Neves.
José Lourenço (SPAC/Limabike/Everynutrition) venceu em masters 30, Carlos Gomes (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC) triunfou em masters 35, Raquel Marques (ASC/Focus Tean/Vila do Conde) impôs-se em masters 30 femininas, Carlos Santos (Vasconha BTT Vouzela) dominou em masters 40, João Gomes (Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria) festejou em masters 45, Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) foi a melhor master 40 feminina, João Marques ((BTT Seia) ganhou em masters 50 e António Apolo destacou-se em masters 55.
Ricardo Gomes (Saertex Portugal/Edaetech) foi o melhor paraciclista com deficiência auditiva.
O BTT Seia ganhou a classificação absoluta por equipas, enquanto o BTT Loulé/BPI foi a melhor formação contabilizando os resultados dos masters.