Sociedade

XIII Mostra de Teatro de Loulé leva produções às Freguesias e ao Cine-Teatro

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que pretende promover o teatro junto de vários públicos.

PUB
 
De 16 de março a 21 de abril, quatro companhias do Concelho de Loulé encenam quatro criações originais para promover, no âmbito dos CENÁRIOS – XIII Mostra de Teatro de Loulé, doze espetáculos de teatro por todo o território louletano, de forma descentralizada em todas as freguesias, e com uma passagem obrigatória pelo Cine-Teatro Louletano.
 
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que pretende promover o teatro junto de vários públicos e, simultaneamente, incentivar as companhias do Concelho a prosseguirem o seu trabalho através da atribuição de uma Bolsa de Apoio ao Teatro e da disponibilização de uma componente formativa.
 
Para o Cine-Teatro Louletano está agendada uma estreia: o primeiro dos espetáculos, que tem lugar na próxima sexta-feira, dia 16 de março, pelas 21h30, intitula-se “Rádio Chafariz e um casamento por um triz”, e será apresentado pelo TAL – Teatro Análise, de A história de uma rádio pirata e clandestina que emite em ondas curtas, médias e longas e de uma família complicada dão forma a uma peça que se apresenta também no Centro Paroquial da Tôr (18 de março) e na Casa do Povo de Alte (14 de abril). 
 
Já a peça “Alguém me sabe dizer se o meu chapéu está bem posto?”, encenada pela recém-criada companhia Folha de Medronho, será apresentada no Cine-Teatro, a 29 de março. O monólogo de uma mulher sozinha na vida, que não quer ditar uma moral, pretendendo, antes, levar o espetador a rir de si próprio é a proposta cénica da Folha de Medronho, que atuará igualmente no Centro Autárquico de Quarteira (25 de março) e na Casa do Povo de Querença (14 de abril).
 
A criação “Os 4 Pensadores”, da Associação Artística Satori, sobe ao palco do Cine-Teatro a 31 de março. A peça alusiva aos quatro elementos (fogo, terra, água e ar) essenciais na Natureza e para realizar a caminhada da vida, poderá ser vista no Lar de Idosos da Casa do Povo do Ameixial (17 de março) e no auditório da Escola EB 2,3 Professor Sousa Agostinho em Almancil (24 de março).
 
Finalmente, “Uma História às Arrecuas”, do grupo Ao Luar Teatro, chega ao mais importante espaço performativo de Loulé – o Cine-Teatro -  a 21 de abril. O drama cómico de um casal de artistas em fim de carreira sobe ao palco do Centro Paroquial de Salir (24 de março) e do Centro Comunitário de Vale Silves (31 de março).
 
Todos os espetáculos realizados no Cine-Teatro estão agendados para as 21h30 e têm um custo associado por pessoa de 5 euros (sem descontos aplicáveis). As apresentações nas freguesias têm início às 17h00 e são de entrada gratuita.