Sociedade

XIX Encontro de Música Antiga de Loulé “Francisco Rosado" só termina a 28 de outubro

Decorre até ao dia 22 de outubro, em vários espaços eclesiásticos e culturais do Concelho, o XIX Encontro de Música de Loulé “Francisco Rosado”, panorama de música erudita em Portugal.

PUB
 
Para além dos participantes nacionais, ao longo destas semanas vão passar por Loulé prestigiadas formações e solistas que vêm de Espanha, Itália e Bélgica para proporcionar ao público uma viagem musical desde a Idade Média até finais do século XVIII. A seleção rigorosa de grupos especializados na interpretação historicamente informada é uma das apostas deste programa, esclarece a autarquia de Loulé em nota de imprensa.
 
Esta edição arrancou no passado sábado, na Igreja Matriz de Loulé, com um agrupamento português especializado na música orquestral do período barroco, onde o público teve oportunidade de ouvir dois dos concertos brandeburgueses de J.S. Bach, trazidos a Loulé pelo Concerto Ibérico Orquestra Barroca.
 
A Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime, recebe, no próximo sábado, 7 de outubro, o grupo italiano Collegium Pro Musica. Lembrando os 250 anos da morte de G.P. Telemann a 25 de junho de 2017, o Encontro de Música Antiga de Loulé irá assinalar esta importante data com uma homenagem trazida por este agrupamento, que vai interpretar um programa integralmente dedicado ao compositor.
 
A beleza e a arte da palavra serão os protagonistas do concerto com o grupo espanhol Alternative History que, a 14 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, trará um programa diversificado de canções novas e antigas ao estilo do século XVII, cuja inspiração principal são as palavras de Shakespeare: “Amores passados – inspiração em Shakespeare”.
 
Já o quarteto de flautas belga Flanders Recorder Quartet,  apresenta um trabalho de 30 anos a chegar ao fim – “The Final Chapter”, com uma última digressão, que não poderia deixar de passar por Loulé. O concerto está agendado para o dia 15 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira.
 
Na emblemática Igreja de S. Lourenço, em Almancil, dia 21 de outubro, o grupo Affetti D’Amore irá apresentar uma interpretação integralmente portuguesa do melhor da música vocal do século XVI acompanhada pela viola da gamba, alaúde e teorba.
 
Portugal estará ainda representado no cravo por Mafalda Nejmeddine, num concerto inteiramente dedicado à música portuguesa do século XVIII. É no dia 22 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte.
 
A encerrar o Encontro deste ano, no dia 28 de outubro, na Igreja de S. Sebastião, em Salir, estará o Ensemble de Flautas de Loulé/Conservatório de Música, desta vez acompanhado pelo Consort de Flautas do Bonfim num programa diversificado de música nova e antiga para agrupamentos de flautas.
 
Todos os concertos têm início às 21h30 e são de entrada livre.
 
Refira-se que no último sábado decorreu uma palestra sobre o violino barroco, por Lorenzo Collito, mas está outra agendada sobre o cravo, instrumentos de grande impacto na música antiga, com a participação de Mafalda Nejmeddine, a 22 de outubro, na sala polivalente do Museu Municipal de Loulé (das 15h00 às 17h00). 
 
Haverá ainda uma masterclass de flauta de bisel, dirigida por todos os membros do Flanders Recorder Quartet, a 15 de outubro, das 14h00 às 17h00.
 
Esta iniciativa impulsionada pelo Professor Francisco Rosado, realiza-se desde 1999. Reforçar a diversidade da oferta cultural do Concelho, tendo em conta os vários públicos, não só portugueses mas também os estrangeiros residentes ou que se encontram de férias, de várias idades e níveis de formação, promovendo também a descentralização geográfica dos locais de realização dos eventos são os principais objetivos desta iniciativa, especifica a autarquia em nota enviada à comunicação social.