No próximo dia 7 de Maio, tem início o XVII Congresso Português de Reumatologia que decorre no CS Palácio de Congressos do Algarve até dia 10 de Maio.
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia é a organizadora desta iniciativa que reúne especialistas de todo o País e que este ano está focada no tema da Inovação e Regeneração em Reumatologia.
No âmbito do tema central serão abordadas questões como as novas formas de diagnóstico e as novas vias fisiopatológicas de doenças como Osteoporose e o Lúpus.
O objetivo do congresso é debater e discutir as técnicas e as soluções inovadoras que têm surgido no sentido de controlar a progressão e a atividade das doenças e garantir aos doentes uma vida o mais normal possível.
No decorrer do Congresso, serão apresentados alguns resultados do estudo ReumaCensus – EpiReuma.pt, o primeiro inquérito nacional sobre a prevalência das doenças reumáticas que pretende obter informação relevante para o desenvolvimento do Plano Nacional contra as Doenças Reumáticas.
Seguindo o modelo praticado nos anos anteriores, o evento tem início com os cursos Pré-Congresso, destinados à Reumatologia e à Medicina Geral e Familiar.
A lição de abertura será apresentada pelo Prof. Doutor Constantino Sakellarides, Presidente do Conselho de Administração da Fundação para a Saúde (FSNS) sob o tema “Políticas de Saúde no Mundo Contemporâneo”.
O Congresso termina no dia 10 de Maio com a cerimónia de encerramento, após a última sessão plenária realizada pelo Dr. Luís Cunha Miranda e Dr. Mittermayer Santiago, “O XVII CPR num Flash”.