Correr na Avenida dos Descobrimentos, dar um salto à Meia Praia e terminar na Marina de Lagos, é o percurso que os participantes da XXVIII Meia-Maratona de Lagos vão encontrar no próximo dia 8 de maio.
Os 21,097 km da corrida apresentam, para esta edição, um percurso quase plano, com partida junto ao hotel Marina Club Lagos Resort e chegada na Marina de Lagos.
Os atletas irão percorrer toda a Avenida dos Descobrimentos, antes de rumar em direcção à Meia Praia e terminar junto ao cais. Pelo caminho têm duas zonas em que correm literalmente sobre a água – na ponte levadiça que liga a Marina à principal artéria da cidade e na aproximação à meta.
Jorge Candeias, presidente do Olímpico Clube de Lagos, afirma que esta é "uma prova única, pela beleza da cidade e pelo fantástico ambiente que envolve toda a prova. As pessoas gostam de fazer parte seja a correr ou a caminhar".
Relativamente ao percurso, "este ano volta a ser maioritariamente plano – à semelhança do ano passado –, o que favorece os recordes pessoais mas também o convívio", explica o presidente e também atleta, que vai para a quinta meia-maratona de 2016. "Coloquei a mim mesmo o objetivo de fazer 12 meias-maratonas este ano e não podia faltar à minha preferida. Espero que os adversários se distraiam com a beleza do percurso", confidenciou Jorge Candeias.
Para os atletas menos profissionais a organização preparou uma corrida mais curta: Mega Caminhada Sopromar / Mini-Maratona Hospital São Gonçalo de Lagos, com a distância de 5 km. Um passeio pela cidade de Lagos para famílias e amigos que também querem fazer parte desta festa desportiva sem pensar no cronómetro.
As inscrições encontram-se abertas até ao dia 6 de maio no site oficial e na Associação de Atletismo do Algarve.
Sobre a Meia-Maratona Intermarché – Marina de Lagos:
Esta será a 28.ª edição da meia-maratona lacobrigense. O recorde masculino da prova está fixado nos 1h03m14s, por Manuel Matias (Maratona) em 1993. O maratonista representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e conta no seu currículo com triunfos nas maratonas de Paris e Fukuoka. No sector feminino, a melhor marca está estabelecida nos 1h11m06s, alcançado pela japonesa Haginaga Kanako em 1996.
Entre os vencedores da maior corrida da Cidade dos Descobrimentos pode-se lencontrar ainda nomes como Sergei Lukin, atleta russo que venceu em Lagos em 2008 em preparação para a vitória na Meia-Maratona de Lisboa duas semanas mais tarde, Anatoly Rybakov, Carlos Calado, Manuel Ferraz, e os quenianos James Mibei e Moses Kemei.
A organização está ao cargo do Olímpico Clube de Lagos.