Concerto que junta amizade de 30 anos.
Conforme explica a organização, Zé Francisco, juntamente com Sérgio Mestre, Telmo Marroquino, Janaca, Tó Viegas e Viviane, entre outros, fez parte de um movimento de músicos do Algarve que mantiveram viva a música de intervenção portuguesa e a música tradicional na liberdade da fusão com diferentes géneros e ritmos.No final dos anos 80, formou o grupo "Mare Nostrum" e mais recentemente editou "Caminho de Mar e Luz" e "Flor de Sal".
Johan Zachrisson (nome artístico Zilverzurf) veio da Suécia para Portugal na mesma altura tendo deixado no seu país um estatuto de artista conceituado.Gravou 9 álbuns a solo. Em 1992 gravou o álbum "Ritmo de Estorninhos" tendo Zé Francisco colaborado em alguns dos temas.Este álbum foi um sucesso tendo alcançado um dos 15 top albuns no European World Music Chart em 1992.
Neste sábado dia 9, às 21h30, na República 14 em Olhão, Zé Francisco e Johan Zachrisson irão tocar alguns temas do álbum "Ritmo de Estorninhos" e temas dos seus mais recentes trabalhos, numa mistura de músicas tradicionais portuguesas e outros temas originais da autoria de ambos. Para além de Zé Francisco na guitarra acústica, bandolim e voz e de Johan Zachrisson nas guitarra e voz, estarão também Pedro Calquinha nos teclados e voz, Pedro Parreira no baixo e voz e Vasco Fialho na bateria e voz.