Ambiente

Barlavento integra projeto-piloto apoiado pela Comissão Europeia para a diminuição de incêndios rurais graves

 
Alto Tâmega, Coimbra e Barlavento algarvio são as áreas dos três projetos-piloto reconhecidos como casos de estudo para a Comissão Europeia e que constituem locais de experimentação de soluções que acelerem a implementação do Programa Nacional de Ação (PNA) para a prevenção de incêndios.

A Comissão Europeia, através da Direção Geral do Apoio às Reformas Estruturais (DG Reform), está a financiar uma equipa de especialistas para apoiar a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e as entidades, de âmbito nacional e regional do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), com vista à implementação do Programa Nacional de Ação, integrado no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30, nas três áreas piloto. 
 
A equipa de especialistas que é liderada pela AARC, conta com a colaboração de entidades como a ANP|WWF, a NovaSBE e o Instituto Superior de Agronomia, entre outras. O PNA tem como objetivos evitar a perda de vidas humanas em incêndios rurais, diminuir a percentagem dos incêndios superiores a 500 ha e assegurar que a área ardida acumulada na década 2020-2030 não ultrapasse os 660.000 ha.
 
As três áreas piloto foram identificadas como representativas de outras zonas do país em função do risco de incêndio rural, das suas características florestais, sociais e económicas. Nas áreas piloto, as entidades locais - como as autarquias, Comunidades Intermunicipais, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil - ANEPC, Guarda Nacional Republica - GNR, entre outras - estão a trabalhar em conjunto as ações que identificaram como sendo críticas para a diminuição dos incêndios rurais graves.