Sociedade

Zoo de Lagos acolhe novas espécies em vias de extinção

Em nota de imprensa, o Zoo de Lagos informa que, no final de fevereiro, acolheu duas novas espécies em vias de extinção.

PUB
A mesma fonte dá nota que, uma dessas espécies, está criticamente ameaçada: a Tartaruga-panqueca (Malacochersus tornieri). Este nome deve-se à sua carapaça muito achatada e leve. Trata-se de uma das poucas espécies de tartaruga que, em  vez de se esconder na carapaça, consegue fugir das situações ameaçadoras.
 
Encontrando-se apenas em pequenas áreas do Quénia e Tanzânia, a tartaruga-panqueca está Criticamente em Perigo (CR), estando inserida nos programas de gestão de populações em Zoos (EEPs), que contribuem para a sobrevivência e conservação da espécie.
 
O Zoo de Lagos acolheu também mais uma espécie nova de felino e, ainda durante este mês, irá receber outra. O macho de Serval (Leptailurus serval) chegou do Parque Zoológico Oasys, em Espanha e já se encontra em exibição. Ainda este mês, vai receber dois Linces-dos-Cárpatos (Lynx lynx carpathicus), outra espécie ameaçada que integra os programas de gestão de populações em Zoos. Estes animais vêm do Zoo de Liberec, na Républica-Checa e são muito importantes, visto fazerem parte de um programa de reintrodução da espécie na natureza, na zona dos Cárpatos, envolvendo países como a República Checa, Eslováquia, Polónia, Roménia e Ucrânia.