Sociedade

Zoo de Lagos será a nova casa da cobra pitão encontrada em Querença

As autoridades capturaram uma cobra pitão em plena serra algarvia.

PUB
 
O animal foi encontrado por um grupo de turistas noruegueses durante uma caminhada na Fonte de Benémola, no interior do concelho de Loulé.
 
Segundo reportagem da SIC, os turistas chamaram o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que levou a cobra para o centro de educação ambiental do Parque Natural da Ria Formosa em Olhão.
 
Esta sexta-feira o Parque Zoológico de Lagos informou em comunicado que já acolheu a Piton-de-Burma-albina capturada ontem, com 2,60 metros de comprimento e 5kg de peso. 
 
Neste momento, permanece a recuperar, em quarentena, depois de lhe ter sido aplicado um microchip de identificação.
 
Esta espécie, originária do Sudeste Asiático, pode atingir 8 metros de comprimento e viver cerca de 25 anos. À semelhança de outras pitons, não é venenosa, matando as suas presas por constrição. O Zoo de Lagos explica ainda que as populações selvagens desta espécie encontram-se "vulneráveis" devido à sua exploração pelo comércio de animais de estimação.